quarta-feira, 24 de setembro de 2014

OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA QUE SÃO IMPORTANTES PARA A NOSSA SOBREVIVÊNCIA

Esboço de Pregação

Texto (Ef. 6:10-17) Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.   
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;   
12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes
13 Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.   
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,   
15 e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz,   
16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.   
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;   

 Introdução

Quando trabalhamos em uma empresa, ou até mesmos andando pelas ruas, dirigindo um automóvel, pilotando um avião, conduzindo um trem e até mesmo um navio, temos que tomar cuidado, temos que respeitar as áreas de risco e os sinais de advertência, em alguns segmentos, fazermos o uso de alguns equipamentos de segurança obrigatório, e todos que usam os equipamentos de segurança adequadamente estão protegendo as suas vidas, pode até sofrer acidentes, mais os danos serão pequenos, por que? Porque estão usando os equipamentos de segurança obrigatório corretamente.Veremos quais são os equipamentos de segurança obrigatório para a nossa sobrevivência.

Primeiro Equipamento   

A ARMADURA DE DEUS QUE TE DARÁ FIRMEZA E RESISTÊNCIA PARA VOCÊ VENCER AS CILADAS DO DIABO 

No livro de Efésios encontramos este equipamento(vs.11,13) "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis". Paulo, nos orienta, que a nossa luta não é contra a carne e sangue, mais é contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso, e contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Se você quiser vencer, você tem que fazer uso desta armadura. Porque aqueles que a usarem, vencerão o mal e depois de terem vencidos tudo, permanecerão firmes e inabaláveis. A sua vitória dependerá do uso correto desta armadura. A armadura de Deus, ela é uma peça fundamental para a nossa vitória e para a nossa sobrevivência. O apóstolo Paulo, comparou a armadura espiritual do cristão, com a armadura para confrontos militares das legiões romanas. Cada peça da armadura romana tem o seu devido símbolo e aplicação no âmbito espiritual. Quando Paulo escreveu aos cristãos da cidade de Efésios sobre a armadura de Deus, muito provavelmente ele tinha em mente a imagem de uma armadura de soldado romano: Couraça, Sandálias, Escudo, Cinto, Espada, e Capacete.

Segundo Equipamento 

O CINTO DA VERDADE, QUE TE DARÁ FIRMEZA E AGILIDADE PARA VOCÊ VENCER O INIMIGO

(vs. 14a)"Estais, pois, firmes, Cingindo-vos com a verdade". Cingidos com a verdade, ou cingindo o lombo com a verdade Significa: Estar usando o cinto da verdade. E o que é a verdade? Jesus disse aos seus discípulos: (Jo 14:6) "Eu sou o caminho a verdade e a vida" Ou seja, estar com o cinto da verdade é você está firmado em Jesus, é você ter Jesus e aceitar a salvação que ele tem te oferecido. Para vencermos nesta terra, para vencer as lutas, as provações o inimigo você tem que pegar este equipamento: "O cinto da verdade". O cinto da armadura do soldado romano tinha cerca de 15 a 20 cm de largura, era de couro e, toda a armadura estava presa nele. Era o cinto que dava firmeza e permitia o soldado movimentar-se com agilidade. Jesus, ele te dará firmeza e agilidade para você vencer o inimigo. Veremos alguns princípios fundamentais para não fazermos uso da mentira.

  1. Motivo: A bíblia diz que o diabo é o pai da mentira. (Jo 8:44c) "Quando ele profere a mentira fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira". Eis ai um motivo muito sério para você não mentir. Ou seja. Se você faz uso da mentira, você está se tornando filho do diabo, porque se ele é o pai da mentira.
  2. Motivo: Aquele que faz uso da mentira, não há de ficar na presença e na cada de Deus.(Sl 101:7) "Não há de ficar em minha casa o que usa de fraude; o que profere mentiras não permanecerá ante os meus olhos". Meu amigo, se você faz uso da mentira, livre-se dela enquanto a tempo, se não veja o que está escrito no livro de Apocalipse. (Ap 21:8). "Todos os mentirosos serão lançado no lago que arde com fogo e enxofre, ou seja, morte espiritual. (Ap 22:15) "ficaram de foram todo aquele que ama e prática a mentira. A nossa primeira barreira, a nossa primeira defesa contra as astutas ciladas do Diabo é a verdade. Sem ela as demais partes da armadura não funcionam. Também temos que falar a verdade, custe o que custar, pois a mentira não pode ser o primeiro recurso. Mais o primeiro recurso tem que ser sempre a verdade. A verdade é a rocha onde podemos edificar nossa vida. Quem constrói sua vida sobre a mentira, mais cedo ou mais tarde vai vê-la ruir e se transformar em escombros.

Terceiro Equipamento

A COURAÇA DA JUSTIÇA, QUE PROTEGE O TEU CORAÇÃO, DOS ATAQUES DIABÓLICOS DE SATANÁS

(Vs.14)"E vestindo-vos da couraça da justiça" A couraça da armadura de um soldado romano era uma importante peça da armadura do guerreiro. Geralmente era feita de duas chapas de bronze forrada com resistentes retalhos de couro. Servia para proteger os peitos e as costas dos soldados. A couraça serve para nos proteger dos ataques diabólicos que vão direto ao nosso coração, e em nossa alma, em nosso espírito. Somente dentro da couraça é que estamos livres deste tipo de ataques. Mesmo você estando com esta proteção: "A couraça da justiça" os ataques do inimigo continuarão, mas não surtirão efeitos. Por que? Porque Jesus é a nossa couraça da justiça. (Jr 23:6) "Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: Senhor, justiça Nossa".

Vestir a couraça da justiça significa: Ter a certeza, e a convicção de que em Jesus estamos livres de toda a condenação. (Rm 8.1) "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus". 

Quarto Equipamento

A SANDÁLIA DA PAZ QUE TE DARÁ FIRMEZA, SUSTENTAÇÃO E EQUILÍBRIO PRA VOCÊ NÃO CAIR DIANTE DO INIMIGO

(vs.15) "Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz". Quem tem seus pés calçados com o Evangelho da paz não se deixa abalar pelo comportamento alheio. Não importa o que façam ou deixem de fazer. Não importa o que sejam ou deixem de ser. Os pés têm duas funções importantes: Eles são as bases do nosso corpo, e que nos faz andar e nos mover em segurança. Para lutar com eficiência, os soldados tinham que calçar sapatos que lhes davam ao mesmo tempo: firmeza e mobilidade. Quem tem seus pés calçados com o Evangelho da paz não se deixa abalar pelo comportamento alheio. Não importa o que façam ou deixem de fazer. Não importa o que sejam ou deixem de ser. A sandalha da paz estará protegendo os seus pés, e te dando firmeza e equilíbrio para você andar com segurança. Com os pés protegido você andará nos campos minados, cheios de explosivos que o diabo colocou, ou colocará em seu caminho e nada lhe acontecerá, porque o Senhor te livrará.

Quinto Equipamento

O ESCUDO DA FÉ NÃO PERMITIRÁ QUE VOCÊ SEJA ATINGIDO E TE PROTEGERÁ DOS GOLPES FLAMEJANTES DO INIMIGO

(vs.16)"Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno". O escudo de um soldado romano tinha mais ou menos sessenta centímetros de largura por cento e vinte centímetros de comprimento. Ele o usava para repelir os golpes do inimigo e também para abrigar-se quando os arqueiros inimigos desferiam uma saraivada de flechas. Os romanos podiam ajoelhar-se no chão e erguer um muro de escudos ao redor deles para bloquear os mísseis flamejantes.Dardos Inflamados do Maligno. Satanás, ele tenta de todas as formas nos atingir. Nem sempre ele pode se aproximar de nós, porque o anjo do Senhor acampa-se ao nosso redor e nos livra. (Sl 34:7) "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra". Então o que o diabo faz: "Ele procura nos atingir de longe, lançando os seus "dardos inflamados". Quais os dardo que inimigo lançará sobre as nossas vida?

  1. Dardo: A incredulidade. (IICo 4:4) "Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus". Quando permitimos permite que a incredulidade contamine o nosso pensamento, o inimigo consegue afasta todas as possibilidades de Deus operar em nosso favor.(Hb11:6) "De fato. Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam".
  2. Dardo: O medo. (Mt 14:30) "Pedro, reparando na força do vento, teve medo, e começou a afundar, e gritou: Salva-me, Senhor!". As vezes sentimos medo, quando não podemos controlar uma situação. Quando o inimigo se apresenta mais forte e mais poderoso do que nós, temos medo. O medo é prejudicial e nos leva a Ter uma vida de derrotas. Para vencermos temos que fazer uso deste equipamento: "O escudo da fé". 
  3. Dardo: A dúvida. Satanás, ele fará de tudo para você duvidar, mais duvidar do que? da palavra de Deus, do amor de Deus. A dúvida dificulta a operação de Deus em nossas vidas. Não deixa e não permita que o diabo coloque a dúvida no seu coração. Porque se ele assim proceder ele certamente te destruirá. Jesus disse para termos fé, e se tivermos fé sem duvidar, alcançaremos tudo o que quisermos, conforme a sua vontade. Nunca se esqueça disto: Tudo é possível ao que crê. 
  4. Dardo: A culpa. Satanás tenta nos imobilizar usando a estratégia da acusação. Seu objetivo é manter sempre as nossas consciências sobrecarregadas com o peso da culpa. Ele está sempre procurando trazer a nossa memória a lembrança dos nossos erros e pecados passados. Com isto seu propósito é nos roubar a paz e a confiança no Senhor, e nos fazer sentir rejeitados por Deus. Mais lembre-se de que o sangue de Jesus nos purificou de todo o pecado, e que agora nenhuma condenação há para aqueles que estão com Cristo Jesus.

Sexto Equipamento

O CAPACETE DA SALVAÇÃO, PROTEGERÁ A SUA MENTE DAS OPRESSÕES MALIGNAS

(vs.17a) "Tomai também o capacete da salvação". A armadura do soldado romano era posta no chão, peça por peça, e o soldado ia vestindo as diversas peças de seu equipamento. Depois o seu escudeiro lhe entregava o capacete, o escudo e a espada. Veremos a importância do Capacete da Salvação e qual a sua finalidade. O capacete tem a função específica de proteger a cabeça, é o equipamento de segurança obrigatório para quem pratica esportes radicais, o capacete protege a caixa craniana de traumatismos. Na guerra espiritual, precisamos guardar a nossa mente, pois é na mente o maior campo de batalha espiritual. Satanás, sabendo disto, ele investirá, todas as suas estratégia para atingir a sua mente. O capacete da salvação nos foi dado por Deus para guardar a nossa mente de todo e qualquer ensino contrário à Palavra de Deus, e cobrir a nossa mente. A cabeça é a área mais exposta e vital do corpo humano. É na cabeça que está a sede do intelecto de nossa mente de onde fluem os pensamentos, as imaginações e a memória. Estas faculdades são terrivelmente visadas pelo inimigo. Satanás sabe que se ele puder semear os seus pensamentos na mente de uma pessoa, está ficará sob o seu domínio. Por isso use o capacete da salvação para proteger a sua mente das astúcias ciladas do diabo. 

Sétimo Equipamento

A ESPADA DO ESPÍRITO, É A ARMA OFENSIVA DO PODER DA PALAVRA DE DEUS, QUE DEUS COLOCA EM SUAS MÃOS, PARA VOCÊ DESTRUIR COM AS FORTALEZAS DO INIMIGO 

(vs.17b) "E a espada do Espírito, que é a palavra de Deus". A Palavra de Deus é uma arma muito poderosa, precisamos conhecê-la. Um soldado, antes de aprender a atirar, deve primeiro conhecer a arma que vai usar. Você precisa conhecer muito bem a palavra de Deus, para poder usa-la com eficácia. Há muitas pessoas que estão usando a bíblia, como um amuleto da sorte, achando que simplesmente deixando ela aberta no Salmo 91 vai livra-lo de algum mal. Você deve conhecer muito bem este equipamento da armadura, e para você conhecer, é preciso ler, meditar, e estudar a palavra de Deus. Satanás, ele sabe que quando a espada do Espírito for liberada pela sua boca, ele não tem mais chance, e nem poder para te vencer. Portanto use a espada do espírito com sabedoria, ousadia crendo que ela tem poder para destruir com os planos diabólico de Satanás, pois nem uma arma forjado contra você prevalecerá, porque o Senhor teu Deus através da espada do espírito te fará uma vencedor. Entre nesta batalha crendo que você já venceu. Somos mais do que vencedores em Cristo Jesus. 

Conclusão 

Deus está convocando todos os soldados para vestir a armadura, tome nesta hora a armadura de Deus, o cinto da verdade, a couraça da justiça, as sandálias da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação, e a espada do espírito, para lutar contra os principados, as potestades , os dominadores, contra as força espiritual do mal, deste mundo tenebroso. E depois de terdes vencido, permanecei firme e inabalável. 

Autor: Pastor Josias Silva                                                    

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Amém! Muito obrigado Isaías Tocha, por você ter acessado o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor JESUS

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  2. Parabéns! Edificante tirou muitas dúvidas minhas! E complementei minha pregação com esses pontos de uma forma resumida👐 Jesus Abençoe 👐

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado. Deus te abençoe!
      A Paz do Senhor
      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  3. A paz de Cristo , que esboço maravilhoso ,Deus é fiel ,Drus continue abençoando o irmão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor

      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir