sexta-feira, 26 de setembro de 2014

SETE ATITUDES QUE PROMOVERÃO EM NOSSAS VIDAS UM CONTÍNUO E VERDADEIRO AVIVAMENTO ATÉ O FIM

Esboço de Pregação

Texto (Daniel 12.13ª) "E você, Daniel, continue firme até o fim." (NTLH)
Introdução
Daniel é um claro exemplo de uma vida que experienciou um contínuo e verdadeiro avivamento. A ideia de avivamento disseminada por muitos em nossos dias precisa ser revista. Muito daquilo que chamam de avivamento na atualidade não passa de momentos emotivos e pontuais. As sete atitudes que aprendemos com o profeta Daniel, que possibilita e identifica um avivamento contínuo e verdadeiro em nossas vidas são.
Primeiro
RECEBER UMA BOA FUNDAMENTAÇÃO ESPIRITUAL, FRUTO DO APRENDIZADO EQUILÍBRIO E SÉRIO DOS RUDIMENTOS DA FÉ.
Como filho de Judeus ele certamente recebeu isso em seu lar (Dt 6.1-9)1Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir; 2 -  Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados. 3 - Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o SENHOR Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel. 4 - Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. 5 - Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. 6 -E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; - E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. 8 - Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. 9 - E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas”. Pois caso contrário, teria sucumbido na fé em face às calamidades que enfrentou ainda muito jovem, chegando ao ponto de ser levado cativo para a Babilônia (Dn 1.1-6) 1 - No ano terceiro do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei de babilônia, a Jerusalém, e a sitiou. 2 - E o Senhor entregou em suas mãos a Jeoiaquim, rei de Judá, e uma parte dos utensílios da casa de Deus, e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e pôs os utensílios na casa do tesouro do seu deus. 3 - E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes, 4 - Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus. 5 - E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei. 6 - E entre eles se achavam dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias”.
Segundo
TOMAR DECISÕES DIRIGIDAS POR PRINCÍPIOS, E NÃO PELAS CIRCUNSTÂNCIAS.
Com o propósito de levar vantagens ou de não ser sofrer perdas ou danos, muitos tomam decisões relativizando os princípios espirituais, morais e éticos das Sagradas Escrituras (Dn 1.8) E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar”.
Terceiro
TER CONVICÇÃO DOS DONS, HABILIDADES QUE RECEBEU DO SENHOR, PARA QUE POSSA RECONHECER OS PRÓPRIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES COMO ESCOLHIDO DE DEUS PARA UM PROPÓSITO ESPECÍFICO
(Dn 1.17) Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos”.
Quarto
MANTER-SE SIMPLES E HUMILDE DIANTE DO CRESCIMENTO, DO SUCESSO E DA PROJEÇÃO ACADÊMICA, PROFISSIONAL, MINISTERIAL, NÃO SE TORNANDO ARROGANTE
(Dn 2.48-49) 1- Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador de toda a província de babilônia, como também o fez chefe dos governadores sobre todos os sábios de babilônia. 2 - E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na porta do rei”.
Quinto
MANTER A REGULARIDADE E A DISCIPLINA NA PRÁTICA DEVOCIONAL DA A ORAÇÃO
(Dn 6.10) Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer”.
Sexto
SER UM ASSÍDUO LEITOR E ESTUDANTE DAS SAGRADAS ESCRITURAS
(Dn 9.1-2) "1No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus, 2 - No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos".
Sétimo
DESEJAR BUSCAR E CRESCER EM EXPERIÊNCIAS PESSOAIS E SOBRENATURAIS COM DEUS E NA REALIZAÇÃO DE SUA OBRA“SONHOS. VISÕES, ILUMINAÇÃO DAS VERDADES BÍBLICAS, PREGAÇÃO E ENSINO COM AUTORIDADE E PODER, INTERVENÇÕES DO SENHOR NO CURSO DA HISTÓRIA, SABEDORIA E CONHECIMENTO VINDOS DO SENHOR
(Dn. 2.19) “Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; então Daniel louvou o Deus do céu”; (Dn. 4.19) “Então Daniel, cujo nome era Beltessazar, esteve atônito por uma hora, e os seus pensamentos o turbavam; falou, pois, o rei, dizendo: Beltessazar, não te espante o sonho, nem a sua interpretação. Respondeu Beltessazar, dizendo: Senhor meu, seja o sonho contra os que te têm ódio, e a sua interpretação aos teus inimigos”; (Dn. 5.24-31) “24 - Então dele foi enviada aquela parte da mão, que escreveu este escrito. 25 - Este, pois, é o escrito que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM. 26 - Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou. 27 - TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. 28 - PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas. 29 - Então mandou Belsazar que vestissem a Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro no governo do seu reino. 30 - Naquela noite foi morto Belsazar, rei dos caldeus. 31 - E Dario, o medo, ocupou o reino, sendo da idade de sessenta e dois anos”; (Dn. 7.1) “No primeiro ano de Belsazar, rei de babilônia, teve Daniel um sonho e visões da sua cabeça quando estava na sua cama; escreveu logo o sonho, e relatou a suma das coisas; (Dn. 8.1) “No ano terceiro do reinado do rei Belsazar apareceu-me uma visão, a mim, Daniel, depois daquela que me apareceu no princípio; (9.21) “Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde”. (Dn.10.1) “No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome era Beltessazar; a palavra era verdadeira e envolvia grande conflito; e ele entendeu esta palavra, e tinha entendimento da visão”.
Conclusão
Siga o exemplo de Daniel para não apenas começar bem a sua trajetória de fé e serviço, mas viver plenamente, continuamente e verdadeiramente um avivamento até ao fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário