terça-feira, 23 de agosto de 2016

COMO VENCER GRANDES DESAFIOS


Texto (I Samuel 17. 28,30,33,36-37,42,48-49) Eliabe, seu irmão mais velho, ouviu-o quando falava àqueles homens; pelo que se acendeu a sua ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui, e a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Eu conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração; pois desceste para ver a peleja.

30 E virou-se dele para outro, e repetiu as suas perguntas; e o povo lhe respondeu como da primeira vez.

33 E virou-se dele para outro, e repetiu as suas perguntas; e o povo lhe respondeu como da primeira vez.
36 O teu servo matava tanto ao leão como ao urso; e este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. 

37 Disse mais Davi: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.

42 Quando o filisteu olhou e viu a Davi, desprezou-o, porquanto era mancebo, ruivo, e de gentil aspecto.
48 Quando o filisteu se levantou e veio chegando para se defrontar com Davi, este se apressou e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. 
  
49 E Davi, metendo a mão no alforje, tirou dali uma pedra e com a funda lha atirou, ferindo o filisteu na testa; a pedra se lhe cravou na testa, e ele caiu com o rosto em terra. 

Introdução
Segundo o relato de I Samuel 17, o menino Davi se superou ao enfrentar o gigante Golias. Vamos ver de que MANEIRAS” ele venceu este grande desafio?
Primeira Maneira
ELE VENCEU O DESPREZO
Seus irmãos o desprezaram por achá-lo presunçoso (vs. 28). Eliabe, seu irmão mais velho, ouviu-o quando falava àqueles homens; pelo que se acendeu a sua ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui, e a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Eu conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração; pois desceste para ver a peleja.
O exército de Israel também o desprezou pelo mesmo motivo. (vs. 30) E virou-se dele para outro, e repetiu as suas perguntas; e o povo lhe respondeu como da primeira vez.
O rei o desprezou por achá-lo pequeno. (vs. 33) Saul, porém, disse a Davi: Não poderás ir contra esse filisteu para pelejar com ele, pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.
O gigante Golias o desprezou por que era moço, ruivo e de aspecto gentil. (vs. 42) Quando o filisteu olhou e viu a Davi, desprezou-o, porquanto era mancebo, ruivo, e de gentil aspecto.
Quem despreza está se colocando acima de alguém, sente-se superior ao outro. Quem despreza não se importa com os sentimentos da pessoa desprezada. Quem despreza deseja ferir o outro em sua alma (Provérbios 11.9a) O hipócrita com a boca arruína o seu próximo.
São vários os motivos que levam uma pessoa a desprezar a outra: Status social, dinheiro, cargo dentro de uma empresa, carro, roupas de marca, calçados, escola pública ou particular, beleza física etc.
Quando um jovem é desprezado, ele costuma se sentir humilhado, rejeitado, deixado de lado, sente-se um lixo, um inútil, alguém que não serve para nada, alguém que, se morrer, não fará falta.
Davi, porém, venceu o desprezo de seus irmãos, dos soldados, do rei e do seu grande inimigo Golias. Talvez o pior desprezo seja das pessoas que nós amamos. Muitos são desprezados pelos pais da infância à juventude e carregam no coração um peso muito triste e amargo, cicatrizes abertas na alma.
Mas Deus jamais nos despreza: “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti” – Isaías 49.15. Como Vencer Grandes Desafios?
Segunda Maneira
ELE VENCEU O ORGULHO
Para convencê-lo a deixar enfrentar o gigante Golias, Davi contou ao rei que já havia enfrentado sozinho um leão e um urso (vs. 36), O teu servo matava tanto ao leão como ao urso; e este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.  No entanto, ele não se vangloriava deste feito, mas reconhecia que só conseguiu tal proeza por Deus estava com ele (vs. 37).  Disse mais Davi: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo. Ele tinha certeza de que podia vencer o gigante, pois depositava a sua fé e a sua confiança no Senhor Exércitos, “não nas suas habilidades pessoais”.
O orgulho tem sido um dos fatores mais constantes nas derrotas. Muitos jovens são derrotados por que desprezam a força dos seus inimigos. Muitos caem por que acham que sozinhos podem vencer os seus pecados e fraquezas. “A soberba precede à ruína; e o orgulho, à queda” – Provérbios 16.18. 
Quer vencer os grandes desafios da vida? “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento” – Provérbios 3.5. Como Vencer Grandes Desafios?
Terceira Maneira
ELE VENCEU A HESITAÇÃO
Hesitar significa: Ficar parado, esperando o inimigo atacar primeiro, ficar “travado” diante do desafio. Davi não hesitou, ao invés de ficar esperando Golias atacar primeiro, ele partiu pra cima do gigante (vs. 48-49) Quando o filisteu se levantou e veio chegando para se defrontar com Davi, este se apressou e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.   
49 E Davi, metendo a mão no alforje, tirou dali uma pedra e com a funda lha atirou, ferindo o filisteu na testa; a pedra se lhe cravou na testa, e ele caiu com o rosto em terra.

Não fique esperando que o uso de drogas se instale em sua família e amigos; lute contra este gigante, em nome do Senhor dos Exércitos. Não espere que seus parentes e amigos depressivos tirem a própria vida; lute por eles e com eles contra o mal do século.

Muitas coisas não se pode resolver na hora, mas, outras, quanto mais esperar, pior fica. Líder, não espere que as pessoas que você lidera caiam pra daí você ver se vai fazer alguma coisa. Lute com elas e por elas agora, enquanto é tempo. Ame, abrace, acolha, cuide. Como Vencer Grandes Desafios?
Conclusão
Davi Venceu O Gigante Por que ELE Venceu:
      I.            O Desprezo.
   II.            O Orgulho.
III.            A Hesitação.

Como Vencer Os Grandes Desafios Da Vida? Seguindo os passos do menino Davi que veio a se tornar anos mais tarde um dos mais importantes reis de Israel.
Fonte de pesquisa:http://goo.gl/my39Qd


Nenhum comentário:

Postar um comentário