terça-feira, 16 de agosto de 2016

TRÊS PASSOS PARA OBTER A VITÓRIA


Texto: (2Crônicas 20.1-4,15,21) Depois disto sucedeu que os moabitas, e os amonitas, e com eles alguns dos meunitas vieram contra Jeosafá para lhe fazerem guerra. 
  
2 Vieram alguns homens dar notícia a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão de Edom, dalém do mar; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.
   
3 Então Jeosafá teve medo, e pôs-se a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá. 
  
4 E Judá se ajuntou para pedir socorro ao Senhor; de todas as cidades de Judá vieram para buscarem ao Senhor. 

15 e disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá. Assim vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus.   

16 Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis na extremidade do vale, defronte do deserto de Jeruel.   
17 Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos concederá, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor está convosco. 
  
18 Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, para o adorarem. 
  
19 E levantaram-se os levitas dos filhos dos coatitas e dos filhos dos coraítas, para louvarem ao Senhor Deus de Israel, em alta voz. 
  
20 Pela manhã cedo se levantaram saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém. Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e sereis bem sucedidos.   

21 Tendo ele tomado conselho com o povo, designou os que haviam de cantar ao Senhor e louvá-lo vestidos de trajes santos, ao saírem diante do exército, e dizer: Dai graças ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre. 

INTRODUÇÃO

Este é, provavelmente, o capítulo mais amado e familiar de 2Crônicas, pois explica como o Senhor garante a vitória àqueles que confiam nEle.
Josafá estava enfrentando a pior ameaça externa do seu reinado. Uma grande multidão (v.2) de moabitas, amonitas e outras tribos da região de Síria estavam tramando esmagar com a nação de Judá.

Em face da incrível disparidade numérica do inimigo, Josafá humilhou-se diante do Senhor. O resultado? O resultado foi a maior vitória jamais experimentada por ele.

A promessa do Senhor, dada através do profeta Jaaziel, serve de conforto para os crentes de todas as épocas que enfrentam situações de desesperança“… Não temas, nem vos assusteis… pois a peleja não é vossa, senão de Deus.”(v.15).

No entanto, a narrativa revela “TRÊS PASSOS – CHAVES” que colocam o povo de Deus na posição em que Ele pode lhes da à “VITÓRIA”. Quais são este passos? Veremos no texto a seguir quais são estes passos.

PRIMEIRO PASSO - BUSCAR AO SENHOR

(v.3) A Escritura Sagrada diz: “… O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará.” (2Crô 15.3)
“… A mão do nosso Deus é sobre os que o buscam…” (Ed 8.22b)
“Bom é o Senhor para os que se atém a ele, para a alma que o busca.” (Lm 3.25)

Quanto maior for o seu problema, maior será a vitória que o seu Deus te dará.

A nação de Judá estava para ser destruída, porque uma grande multidão estava vindo para guerrear contra eles.

Josafá quando soube que uma grande multidão estavam vindo para pelejar contra eles, ele teve medo, ele sabia que não haveria um pingo de chance deles saírem vitoriosos dessa batalha. O seu povo seriam exterminados, porque a multidão era muito, mais muito grande... Um exército furioso.

Então o rei foi buscar ao Senhor, ele foi falar com Deus e ele disse: Ah! Senhor, Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Diante dessa grande multidão nós não temos força... Mais os nossos olhos estão postos em ti. Deus ouviu o clamor do rei e de toda nação. Então, disse o Senhor: Nesta peleja não tereis que pelejar, estai em pé e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e os moradores de Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis, amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco.

É assim que Deus faz quando nos aproximamos dele e clamamos ao seu nome e rogamos pela sua ajuda, pela sua proteção e confiamos no seu livramento.

Deus deu a vitória para Josafá... Assim também ele fará contigo. Nesta batalha não terei que pelejar, o Senhor pelejará por vós. Tome posse da sua vitória... Clame ao Senhor confia nele e o mais tudo ele fará.

SEGUNDO PASSO - CRER NO SENHOR

(v.20) A Escritura Sagrada diz: “Não temas…” 
(Mc 5.36) “… Não temas, crê somente.” (Mc 9.23)  “… tudo é possível ao que crê.” (Mt 17.20) “… se tiverdes fé… nada vos será impossível (Jo 11.40) “… Se creres, verás a glória de Deus.”

Aquele que confia e crê no poder do seu Deus, com certeza, vencerá as lutas e as tribulações dessa vida. Diante de um quadro difícil e impossível, apenas creia que o Senhor teu Deus pode reverter todo o processo e você verás a glória de Deus descer sobre a sua vida. Não temas! Crê somente... tudo é possível ao que crê... Tudo, qualquer coisa pode acontecer quando se crê na autoridade e no poder de nosso Deus.

Para Jairo, não havia mais solução! Alguém lhe falou que a sua filha já havia morrido, portanto, ele não precisaria incomodar mais ao mestre.
Muitas pessoas ficam paralisadas diante de palavras negativa. 

Não importa o que te falaram, o que importa e fará toda diferença na sua vida é o que o Senhor tem para te falar... E o que ele está falando com você agora é: Não temas! Crê somente tudo é possível ao que crê... e quando você crer, então você verás a glória de Deus descer sobre você e você será impactado com o poder de Deus. 

Se disseram para você que o seu problema não tem mais jeito, olha a palavra de vitória que o Senhor fala contigo agora. Não temas! Eu vou te ajudar.

TERCEIRO PASSO - LOUVAR AO SENHOR

(v.21) E, ao tempo em que começaram (a cantar) com júbilo e louvor a Deus, na certeza de que Ele iria lutar por eles, os seus inimigos foram desbaratados.

Qual seja a situação ou tempo em que o povo de Deus o louva, Deus reina entre o povo e faz grandes coisas em seu favor.

- “… Louvai o Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre.”

CONCLUSÃO

 “TRÊS PASSOS – CHAVES” que colocam o povo de Deus na posição em que Ele pode lhes dar à “VITÓRIA”. E quais são estes passos?

1)   – Buscar ao Senhor
2)   – Crer no Senhor
3)   – Louvar ao Senhor

A promessa do Senhor, dada através do profeta Jaaziel, serve de conforto para os crentes de todas as épocas que enfrentam situações de desesperança“… Não temas, nem vos assusteis… pois a peleja não é vossa, senão de Deus.” (v.15). A vitória já é sua!  Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede o livramento do Senhor para convosco.


34 comentários:

  1. Respostas
    1. Amém! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
    2. Boa noite e A paz do senhor Jesus Cristo, palavra abençoada por Deus aos nossos coraçãos , essa palavra vai me ajudar muito eu meu ministério,Deus colocou um propósito no meu coração através dessa para que se encontra 2 crônicas c 20 v15 não temas nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão Deus

      Excluir
    3. Amém! A Paz do Senhor Jesus Pr. Marcos Antunes, obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
    4. Que palavra maravilhosa,alimentou a minha alma

      Excluir
    5. Minha alma está alimentada por essa palavra maravilhosa

      Excluir
    6. Amém! 0brigao por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      Deus te abençoe!
      A Paz do Senhor Jesus
      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
    7. Amém! Muito obrigado por acessar o meu blog de Esboço de Pregação e por deixar registrado o seu comentário.

      Deus te Abençoe!

      Att: Pastor Josias Silva

      Excluir
  2. porque a resposta de Deus foi para jaziel e nao direto para Josafá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaaziel, foi apenas o instrumento que Deus usou para encorajar tanto o Rei Josafá, como todo o povo de Judá. "A RESPOSTA DE DEUS FOI SIM PARA JOSAFÁ". Agora, o porque Deus não falou através do próprio Rei, e usou outra pessoa para responder a sua oração só Deus pode te dar essa resposta.

      Deus não está limitado ao nosso porque... Ele é soberano para usar quem Ele quer... da forma e maneira que Ele quiser... o importante, é nós sabermos que Ele responde as nossas orações.
      As vezes, através da própria pessoa, usando sua própria boca, outras vezes,Ele fala conosco através de sonhos, e outra vezes, Ele usa os profetas para transmitir sua Palavra. Aqui, Deus usou um músico para entregar a resposta da oração do Rei Josafá. Deus tem inúmeras formas de responder as nossas oração e de falar com seu povo.

      Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor

      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
    2. Resposta Digna de toda aceitação
      Palavra Gloriosa e resposta abençoada
      Deus te abençoe meu irmão PR.Josias

      Excluir
  3. Amém que palavra maravilhosa pastor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado seu comentário. Deus te abençoe!

      A Paz do Senhor

      Att. Pr. Josias Silva

      Excluir
  4. Muito fooorte essa mensagem Deus continue te usando caso

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado seu comentário. Deus te abençoe!

    A Paz do Senhor

    Att. Pr. Josias Silva

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Amém! A Paz do Senhor Jesus Pr. Marcos Antunes, obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir
  7. A paz do senhor Pastor Josias muito bom que Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente
      Pastor Josias Silva

      Excluir
  8. Que Deus seja louvado!!
    Sou adventista do 7dia,me senti privilegiado ao ler essa mensagem poderosa,que Deus continue lhe dando sabedoria meu irmão. Graça e paz!

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso está esboço, muito fácil de entendimento, e de ser pregado em uma breve palestra, Deus continue te usando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Muito obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      Que o Senhor te abençoe com as mais ricas, preciosas e selecionadas bênçãos dos céus! E te de um Ano abençoado com grandes conquistas e muitas vitórias.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente
      Pr. Josias Silva

      Excluir
  10. Muito gloriosa está palavras, aprendi muito , foi benção pra minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Muito obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      Que o Senhor te abençoe com as mais ricas, preciosas e selecionadas bênçãos dos céus! E te de um Ano abençoado com grandes conquistas e muitas vitórias.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente
      Pr. Josias Silva

      Excluir
  11. Gostei muito muito fácil de entender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado do seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Atenciosamente Pastor Josias Silva

      Excluir
  12. Respostas
    1. Amém! Obrigado. Ev. Jonathan Fabri, por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus

      Att: Pr. Josias Silva

      Excluir
  13. Amei essa passagem é maravilhosa

    Passei por uma luta terrivel que me pegou de surpresa algo que nunca poderia imaginar
    Então Mesmo com tanta dor e sofrimento o Senhor me deu vitoria,pois clamei orei jejue subi monte e louvava e profetizavam
    Foram 3 meses lutando jejuando todo dia enfim a vitoria chegou pq meu Deus é maior que tudo é agradeço Todos os dias e Vou sempre agradecer por essa tremenda Vitória e por tudo que tens feito na minha vida é na vida dos meus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Deus Fiel!!! Obrigado por acessar o meu blog e por deixar registrado o seu comentário.

      A Paz do Senhor Jesus
      Deus te abençoe!

      Att. Pastor Josias Silva

      Excluir