quinta-feira, 1 de setembro de 2016

A LUTA DA VITÓRIA

TEXTO (Genêsis 32.22-32) Naquela mesma noite levantou-se e, tomando suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos, passou o vau de Jaboque.   
23 Tomou-os, e fê-los passar o ribeiro, e fez passar tudo o que tinha.   
24 Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia.   
25 Quando este viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com ele.   
26 Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares.   
27 Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó.   
28 Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido.   
29 Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou.   
30 Pelo que Jacó chamou ao lugar Peniel, dizendo: Porque tenho visto Deus face a face, e a minha vida foi preservada.   
31 E nascia o sol, quando ele passou de Peniel; e coxeava de uma perna.   
32 Por isso os filhos de Israel não comem até o dia de hoje o nervo do quadril, que está sobre a juntura da coxa, porquanto o homem tocou a juntura da coxa de Jacó no nervo do quadril.

INTRODUÇÃO

Muitos estão em lutas emocionais, financeiras, ideológicas, existenciais, profissionais. A vida é uma luta, desde o nascimento até o último suspiro. Lutamos para viver, lutamos para sobreviver. O texto que vamos estudar trata de um homem em luta: um homem que luta só, à noite, às margens de um ribeiro, e que luta com um anjo. É um homem lutando com Deus. Aprendamos com ele.


I. A LUTA DA RENÚNCIA

(Vs. 23-24) Tomou-os, e fê-los passar o ribeiro, e fez passar tudo o que tinha.   
24 Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia. 


1) “Fez passar tudo o que lhe pertencia” (V.23). Estamos prontos a abandonarmos tudo o que temos, o que somos? Jesus abriu mão de tudo o que possuía por amor a nós. 

(Fl 2.5-8) Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,   
6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar,   
7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;   
8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

2) “Ficando ele só. “Às vezes Deus nos quer colocar a sós: Moisés ficou só no monte. (Êx 19.3-12); Jesus ficou só no Getsêmani (Lc 22.41); a mulher adúltera ficou só com Jesus (Jo 8.9-11); O que Deus quer que hoje nós renunciemos? 

II. A LUTA DO TOQUE

(V.25) Quando este viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com ele. 

1) Numa luta há certas áreas em que, uma vez tocadas, ficamos vulneráveis. Jacó foi tocado na articulação da coxa e a junta foi deslocada. Este foi para Jacó u sinal permanente deste momento de transformação em sua vida.

2) Isaías, quando orava no templo, foi tocado nos lábios, na boca (Is 6.6-7);

3) Saulo de Tarso foi tocado nos olhos sendo curado da cegueira de três dias (At 9.17-18);

4) Deus quer nos tocar, assim como o cirurgião toca o corpo enfermo, o pianista o teclado, o pintor a tela, a dona de casa com suas mãos arruma o seu lar. Da mesma forma Deus nos toca com sua graça. Que parte do corpo, que área da sua vida precisa receber hoje, agora o toque do SENHOR?

III. A LUTA DA PERSISTÊNCIA

(V. 26) Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares.

1) Deus gosta e valoriza pessoas que sabem ser insistentes em sua presença: “Não te deixarei ir, se me não abençoares.” Jacó foi insistente, como quem diz: “Eu quero! Eu preciso!” Chegou quase que ser irreverente, dizendo: “Eu não o deixo ir embora enquanto não me abençoar.”

2) Jesus se agradou também da persistência da mulher cananéia ao pedir ajuda para sua filha (Mt 15.22-28);

3) O próprio Jesus, na parábola da viúva e do juiz, nos anima a orar com persistência (Lc 18.1-8);

4) No grande sermão do Monte, Jesus ensinou sobre isto novamente (Mt 7.7-8).

IV. A LUTA DA TRANSFERÊNCIA

(V.27) Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó. 

1) Jacó é confrontado consigo mesmo através da pergunta “Como te chama?” (Para os antigos, o nome descrevia a pessoa e o seu caráter. Jacó significa: “SUPLANTADOR”);

2) A resposta de Jacó foi uma confissão do seu pecado. Jacó não podia fugir, escapar; com uma só palavra confessou o mal em seu coração: “Eu sou um enganador!”

3) Ser transparente é dizer a Deus quem nós somos, é jogo limpo. O que mais agrada a Deus é um coração contrito, humilde e transparente (Sl 51.17) O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

V. A LUTA DA CONQUISTA

(Vs. 28-29) Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido.   
29 Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou.

1) “Não te chamarás mais Jacó, e, sim, “ISRAEL”. Jacó alcançou a graça de ser mudado de um “ENGANADOR” para um “PRÍNCIPE”. Isto é algo que só Deus é capaz de fazer;

2) “E o abençoou ali” (v. 29). Jacó ainda deveria estar um pouco atordoado, um tanto dolorido, e perguntou: “Como te chamas?” E tudo o que ouviu foi: “Por que perguntas pelo meu nome?” E ali mesmo ele foi abençoado.

CONCLUSÃO

Assim com Jacó foi insistente diante de Deus, e lutou até que fosse abençoado, também nós somos convidados a lutar diante de Deus, até que o Senhor nos abençoe. Deus está esperando pelo dia em que você SE COLOQUE DIANTE DELE COM A MESMA DISPOSIÇÃO: “Não te deixarei enquanto não me abençoares.” Esta pode ser a luta da vitória. Ela o levará à renúncia; o levará a ser tocado por Deus; o levará a aprender a persistir em oração diante dele; o levará a confessar seu mal diante de Deus com transparência; mas será o tempo em que você ganhará diante de DEUS NOVO NOME E NOVO CORAÇÃO, puro, abençoado e feliz.

Que Deus nos abençoe assim como abençoou Jacó. O texto diz: “E o abençoou ali.” Que de nós se diga: “E nos abençoou aqui.” Assim seja em nome de Jesus. Amém.

Pr. Messias Anacleto Rosa
Fonte de pesquisa: Do Púlpito 2

   






Nenhum comentário:

Postar um comentário