terça-feira, 20 de setembro de 2016

JESUS NOS ENSINA O VALOR DA PALAVRA

Texto ( João 8.47,31,51) Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso vós não as ouvis, porque não sois de Deus.
31 Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; 
51 Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.

Introdução

Cremos que uma das grandes necessidades daqueles que nascem de novo, que se tornam discípulos de Jesus, é um bom relacionamento com a Palavra do Senhor.

Primeiro

A NECESSIDADE E A IMPORTÂNCIA DE OUVIR

1) Jesus faz uma declaração muito forte no v. 47, quando diz que os que são de Deus ouvem as palavras de Deus; mas a outra face da moeda também é verdadeira: as que não dão ouvidos à Palavra, não são de Deus.
2) Em muitas partes da Bíblia, vamos encontrar o chamado de Deus para que ouçamos a sua Palavra: 
Deuteronômio 5.1 Chamou, pois, Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e preceitos que hoje vos falo aos ouvidos, para que os aprendais e cuideis em os cumprir.
Deuteronômio. 6.4-5  Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor.   
5 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.
Deuteronômio 7.12 Sucederá, pois, que, por ouvirdes estes preceitos, e os guardardes e cumprirdes, o Senhor teu Deus te guardará o pacto e a misericórdia que com juramento prometeu a teus pais.
Apocalipse 1.3 Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
3) Ouvir a Palavra é dar-lhe crédito, é aceitá-la, talvez um dos grandes problemas hoje dos filhos de Deus, é exatamente o fato deles não estarem ouvindo a voz do Senhor no seu precioso e santo livro.

Segundo

A IMPORTÂNCIA DE GUARDAR A PALAVRA

1) No v.51, Jesus nos faz uma solene e confortadora promessa, e que promessa! "Se alguém guardar a minha Palavra, não verá a morte eternamente." Que maravilha!
2) O que é guardar a Palavra? É o mesmo que retê-la, entesourá-la, tê-la dentro de si. Na parábola do Semeador (Mateus 13.1-22), Jesus fala de tipos diferentes de pessoa que ouvem a Palavra: os que ouvem e não compreendem (vs.4,19), os que ouvem e não tem raiz (vs. 5,20-21), os que ouvem mas ficam sufocados (vs.7,22), os que ouvem e compreendem a Palavra (vs. 8,23);
3) Não vasta simplesmente ouvir, é preciso entesourar a Palavra no coração (Salmos 119.11) Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.

Terceiro

A IMPORTÂNCIA DE PERMANECER NA PALAVRA

1) Os que permanecem na Palavra são os verdadeiros discípulos (v.31). Infelizmente há muitos falsos discípulos de Jesus; há muitos discípulos, mas verdadeiros mesmo são muito poucos;
2) E a razão básica para esta avalanche de discípulos falsos é que são muitos os que não permanecem, que se desviam da Palavra:
3) Hoje há muitas seitas, muita heresia, ensinos falsos, falsos mestres, tristemente temos de dizer que muitos já não permanecem da Palavra, estão pregando ensino de homens, como disse Paulo: "Mercadejando a Palavra de Deus" (2Co 2.17; 4.2) Porque nós não somos falsificadores da palavra de Deus, como tantos outros; mas é com sinceridade, é da parte de Deus e na presença do próprio Deus que, em Cristo, falamos.
(2Co 4.2) pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; mas, pela manifestação da verdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens diante de Deus.

Conclusão 

  Permanecer na Palavra é obedecê-la, praticá-la e vivê-la não se desviando dela nem para a direita e nem para a esquerda (Josué 1.7) Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares.    Que o Senhor nos faça cristãos comprometidos com a Palavra.

Autor. Pr. Messias Anacleto Rosa
Fonte de pesquisa. Do Púlpito 2

   
      





       

Nenhum comentário:

Postar um comentário